Inovadora, atraente e funcional são apenas algumas das características essenciais de embalagens para alimentos se destacarem no ponto de venda. As embalagens flexíveis apresentam grande versatilidade para diversos tipos de produtos.
Como o próprio nome já diz, a definição de embalagem flexível é a sua capacidade de se adaptar ao formato do produto e garantir condições de segurança como proteção de luz e outros agentes externos no transporte, além da otimização de armazenamento.
Sobre a resistência, a união de dois tipos de filmes flexíveis na fabricação fará toda a diferença para o armazenamento e envase do produto, já que um destes estará em contato direto com ele.
A versatilidade é a principal vantagem de utilizar embalagens flexíveis, já que uma infinidade de produtos alimentícios (sólido ou líquido), de higiene, cosméticos, medicamentos e rações podem ser visualizados, carregados, armazenados, abertos e consumidos facilmente.
A segurança alimentar é outro ponto fundamental que é coberto, pois esse tipo de embalagem possibilita isolar o produto de umidade, calor, luz, bactérias e outras formas de contaminação. O uso de zíper e válvulas de segurança, por exemplo, contribui para maior segurança ao acessar o conteúdo pelo sistema “abre e fecha” da embalagem e também reduzindo desperdícios.